Somatic Experiencing®

SOBRE

O que é
Somatic Experiencing®

Somatic Experiencing® é um método que actua com um profundo conhecimento dos mecanismos do trauma através de uma abordagem transformadora ao nível do corpo e da mente. É uma abordagem orientada para o corpo que procura resolver sintomas de stress, choque e trauma acumulados nos nossos sistemas físicos e nervosos.

Na nossa biologia, temos disponíveis três estratégias de sobrevivência: luta, fuga ou congelamento. Quando o organismo não consegue libertar ou integrar naturalmente a energia despendida nessas estratégias, esta fica presa no nosso sistema nervoso e começa a originar sintomas.

Estes sintomas, físicos, emocionais, mentais ou comportamentais, podem manifestar-se logo a seguir ao evento ou até anos mais tarde.

O método Somatic Experiencing® permite identificar e regular os mecanismos de defesa do corpo que estão presentes em resposta a uma situação traumática recente ou passada.

O fundador de Somatic Experiencing®

Peter A. Levine, Ph.D., desenvolveu uma abordagem naturalista e neurobiológica ao trauma que nomeou de Somatic Experiencing®. Esta abordagem resulta dos seus estudos multidisciplinares da fisiologia do stress, da etologia, da neurociência, da psicologia e de práticas indígenas de cura, junto com mais de 50 anos de aplicação clínica. Ele detém doutoramentos em Biofísica e Psicologia e fundou tanto o Ergos Institute for Somatic Education como o Somatic Experiencing® International (SEI).
Dr. Levine é autor de várias publicações sobre trauma, nomeadamente “Waking the Tiger”, “In an Unspoken Voice” e “Trauma and Memory”, entre outros.

Trauma is a fact of life. It does not have to be a life sentence.
Peter Levine

Benefícios do tratamento

O método Somatic Experiencing® pode ser útil em qualquer situação de sintoma físico ou mental consequente de trauma, tais como violência, acidentes, luto, adicções, stress pós-traumático, síndromes, entre outros.

A abordagem neurobiológica criada por Peter A. Levine permite identificar e monitorar as sensações corporais, as dinâmicas inconscientes e a memória implícita (não-verbal), observando e reeducando o sistema nervoso.

“O trauma está no sistema nervoso e não no evento.”
Peter A. Levine

Construir Bem-Estar

Somatic Experiencing® é uma ferramenta poderosa sobre condições como a ansiedade, a depressão e a dor crónica.

Renegociar Trauma

Somatic Experiencing® permite desbloquear sintomas consequentes de experiências traumáticas físicas ou emocionais.


Quando pessoas traumatizadas começam a readquirir sua sensação de autonomia e poder, gradualmente chegam a um estado de perdão e aceitação de si mesmas.
Peter Levine

A experiência Somatic Experiencing® descrita na primeira pessoa

Uma prática feita com confiança na escuta atenta, que acompanha o corpo a restabelecer a sua própria raiz e o espírito a encontrar o caminho interior rumo a um futuro mais leve…


Margarida

I arrived at my first session knowing nothing about SE. By the time I walked out I knew I was in the right place and for the first time, I knew for sure that I am a trauma survivor…


Carey

A Experiência Somática tem sido um caminho de descoberta e de reconexão com o meu corpo e com o que ele me quer dizer. Ao longo deste tempo, e conforme o corpo se vai libertando de carga…


Joana

Como
Funciona

Numa sessão de Somatic Experiencing®, o facilitador irá começar por se enquadrar das necessidades do seu cliente e simultaneamente rastrear fenómenos corporais que correspondam a alterações do seu sistema nervoso. O profissional de Somatic Experiencing® tentará colocar o cliente em contacto com as suas sensações corporais utilizando ferramentas como a ressonância (sensação interna) e a observação (sentidos externos) em simultâneo com o relato da experiência interna do cliente. O profissional de Somatic Experiencing® usará o seu conhecimento para ajudar o cliente a entender as suas sensações e sintomas assim como a ir se apropriando do reconhecimento dos seus sinais de regulação e desregulação.

Durante a sessão, o facilitador poderá usar diversas estratégias de intervenção. Algumas dessas estratégias são:

  • Titular

    ou seja, dividir o estímulo em doses manejáveis de acordo com a condição actual do cliente;

  • Recursar

    conectar o cliente com uma capacidade mais profunda de organização;

  • Integrar

    Consolidar as mudanças realizadas nos diversos sistemas;

  • Pendular

    ou seja, facilitar o ritmo natural do sistema nervoso entre a contracção e a expansão;

  • Organizar

    Fazer um movimento em direcção a um funcionamento coerente e organizado dos sistemas, ou seja, à auto-regulação;

  • Descarregar

    Facilitar a descarga, a libertação de energia de activação sistema nervoso autónomo para que este retorne às condições básicas de repouso.

Todas estas estratégias poderão ser usadas pela ordem necessária ou mesmo alternadas. Usualmente, após estes ciclos de intervenção, ou sempre que necessário, será feita uma estabilização, trazendo o cliente de volta a um estado natural de organização a partir do qual se pode orientar no seu mundo externo.

Caberá ao profissional, em cada caso, avaliar a duração e a frequência de sessões.

Somatic Experiencing® pode ser aplicado em ambiente terapêutico ou a outras profissões nos âmbitos que as definem. Exemplos possíveis seriam um médico que inclui Somatic Experiencing® na sua prática gerindo situações com um potencial traumático ou um educador que identifica nos seus alunos sinais de stress traumático ou ainda um bombeiro como primeiro interveniente num evento traumático.

Ler mais sobre quem pode praticar Somatic Experiencing®

Saber mais

A actualidade Somatic Experiencing®

Trimestralmente seleccionada e resumida até si.

Top